Identidade visual, o que é? Eu preciso? Por onde começo?

Se você ficou curioso em saber as respostas das perguntas acima, já deve ter ouvido algo sobre identidade visual, logo, logotipo, dentre outros termos. Isso porque todos nós temos certa preocupação quando vamos nos apresentar em determinadas situações, uma reunião com os chefes da empresa, um possível cliente, uma entrevista de emprego, etc. Grandes marcas levam essa preocupação muito a sério, o modo como são vistas, relacionadas e lembradas é que faz delas destaque em seus meios. A maneira como essas marcas são apresentadas para nós todos os dias, aos padrões de formas, cores, tipografias e muitos outros elementos, dá-se o nome de “identidade visual”.

E por onde começar?

Simples, sua logo. A partir dela, e com ela, compor sua identidade visual. Com o trabalho de desenvolvimento feito por um designer experiente e qualificado, sua empresa terá a garantia de um projeto embasado em técnicas, estudos, padrões, dentre outros processos, culminando num bom resultado, que com certeza irá satisfazer as necessidades de seu empreendimento.
Cores, formas, tipografias, o conjunto desses elementos trabalhados de forma coerente e estruturados por um profissional de design, são essenciais para que todos os demais materiais que serão desenvolvidos posteriormente, cartão de visitas, pasta para documentos, papel timbrado, web site, dentre outros, tenham um padrão e respeitem a imagem que a empresa quer passar com sua logo. Com certeza todos querem, e devem, se apresentar da melhor maneira possível, e uma boa identidade visual é um belo sorriso estampado no rosto de sua empresa.

Logo

Logo refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma. A expressão costuma ser confundida com o termo logomarca, que, embora difundido na linguagem cotidiana é considerado por designers profissionais e acadêmicos um neologismo impreciso e incorreto. A partir do logo, se constitui o embasamento para que se ‘desdobre’ a identidade visual em outros materiais.

Papelaria

Os itens que compõem a papelaria dependem do perfil da empresa e de como ela vai se relacionar no mercado. Os itens mais comuns são:

  • - Cartão de visitas
  • - Papel timbrado (ofício, A4)
  • - Envelope pequeno
  • - Envelope saco
  • - Capa, caixa e envelope para CD
  • - Crachá
  • - Pasta

Os itens são determinados pelo tipo de necessidade.

Consideramos folders, flyers e panfletos como elementos específicos que se utilizam de elementos da papelaria da empresa, mas que são cotados e produzidos a parte. Alguns setores específicos vão precisar de cartões de fidelidade, aniversário, bloco de notas e anotações, rascunhos, risque-rabisque entre outros. Estas especificações devem ser explicadas já na contratação inicial da empresa.

 

 

Aplicações

Derivam-se do conceito criado a partir do desenvolvimento do logo. A partir daí pode-se aplicar a comunicação em diversos veículos ou produtos como embalagens, outdoors, adesivos em vitrines, banners, totens e etc…

Manual de identidade visual

Manual de identidade visual, também conhecido como Manual de identidade visual corporativa ou simplesmente por Manual de marca é um documento técnico, concebido por designers gráficos, contendo um conjunto de recomendações, especificações e normas essenciais para a utilização de uma determinada marca, com o objetivo de preservar suas propriedades visuais e facilitar a correta propagação, percepção, identificação e memorização da marca. Um Manual de Identidade Visual pode ser mais ou menos extenso em função da complexidade do contexto onde a marca a que se refere terá de funcionar. Por exemplo, um manual para uma marca de uma agência de viagens poderá requerer menos especificações que por exemplo, o manual para uma marca de uma rede de supermercados – onde neste caso, pode existir a necessidade de especificar as soluções de aplicação da marca em uniformes, veículos, embalagens, sinalização exterior, interior etc.

O cliente normalmente pode escolher entre ter ou não um manual de identidade visual.

 

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Muitos empresários, empreendedores quando contratam o designer para criação de sua marca, na maioria das vezes não sabem que o manual de identidade visual é um documento que o mesmo usará como objeto principal em trabalhos gráficos impressos ou digitais da Empresa. O manual de identidade visual da marca consiste em todo o conceito da nova marca estabelecida no briefing com o designer, havendo assim, todas as informações da Empresa em referência da estética visual. Todo o trabalho de pesquisas históricas, de campo, alternativas, dinâmicas, culturais, de criação, finalização, testes, enfim, são todos os procedimentos que o designer usou para elaboração da marca e a aplicação futura da mesma.design-identidade-visual-blog-DESIGN E CHIMARRAONormalmente o manual apresenta a tipografia escolhida para representar a empresa, se a mesma tem todos os caracteres, acentuações, as referências do designer que a criou. Também podemos ver a importância das cores, toda a psicodinâmica que as envolvem, se as cores influenciam realmente o consumidor para com o seu produto, seus tons e aplicações em fundos coloridos e monocromáticos. A papelaria também consiste no pacote de identidade visual, afinal, com a marca já estabelecida, suas cores, seus tipos, suas formas, seus valores não podem ser substituídos e é por isso que na papelaria o designer transmite a marca já no arquivo, pronto para impressão.identidade-visual-referencia-blog-DESIGN E CHIMARRAO
Parece até “leigo” o empresário fazer uso de tal documento, mas é por este motivo que o designer prepara toda a identidade visual, os arquivos estando prontos, facilita para o empreendedor na hora de apresentações multimídias e muitas vezes impressões de materiais em gráficas e estúdios. A identidade visual consiste em todo o aconchego e organização que a mesma pode oferecer para a empresa e também, para seus clientes, afinal, quem não gosta de chegar em uma loja onde está tudo limpo, com um visual diferente, com um bom material de apresentação mostrando todos os produtos de forma organizacional e visual?
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